[Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Qua 27 Jan 2016 - 8:14
Antes de começar, vamos entender o que é mip-mapping:
Mip-mapping é, basicamente, como um LOD para texturas, onde quanto mais longe a textura está, mais borrada ela irá ficar. Assim, além de dar um efeito que lembra um "anti-aliasing", também diminui o processamento da placa de vídeo, pois estará processando texturas de menor resolução. Mas por outro lado, cada textura aumentará 1/3 de uso da VRAM (memória da placa de vídeo), (não é muita coisa). Isso pode aumentar em grande proporção o desempenho do GTA, especialmente se você usa veículos ou texturas pesadas.
Aqui vocês podem ter um exemplo mais claro da função desse mod:
Vamos ao que realmente interessa:
1º - Você vai precisar de um programa chamado TxdGen e poderá baixá-lo nesse link:
TxDGen
2º - Após baixar o programa, extraia para a pasta raiz do seu GTA San Andreas.
3º - Abra a pasta "txdgen_in" e ponha aqui todos os arquivos de texturas que você possui no jogo, desde as texturas instaladas no ModLoader às texturas intaladas no gta3.img. Caso suas texturas não usem o ModLoader e estejam instaladas diretamente do gta3.img ou você não use esse tipo de modificação, basta ir até a pasta models do seu GTA, copiar o arquivo "gta3.img" e colar nessa pasta.
4º - Abra o arquivo "txdgen.ini" e configure da seguinte forma:
Após configurar, clique no botão "x" para fechar o arquivo e escolha a opção "salvar alterações".
5º - Abra o arquivo executável "txdgen.exe" e aguarde enquanto o programa faz as alterações em todas as texturas do jogo
6º - Você vai precisar do ModLoader, que pode ser encontrado nesse link: http://mixmods.blogspot.com.br/2015/01/SA-Modloader.html
O tutorial de instalação do ModLoader está em um arquivo de texto dentro do .rar que você irá baixar.
Após baixar e instalar o modloader, vá até a pasta "txdgen_out" e copie todos as pastas/arquivos que estão dentro dessa pasta.
7º - Vá até a pasta raiz do seu GTA e cole todos os arquivos que você copiou da pasta "txdgen_out" para a pasta "modloader" e o mip-mapping já estará aplicado a todas as texturas do jogo.
Informação adicional: Para desinstalar a modificação basta deletar os arquivos que você copiou para a pasta do ModLoader
Por hoje é isso, pessoal! Espero que o meu tutorial tenha sido útil para vocês. Caso encontre algum problema com a instalação ou com os links, sinta-se à vontade para me mandar uma MP aqui no fórum e eu farei o possível para ajudar.
NÃO TEM ERRO...
Mip-mapping é, basicamente, como um LOD para texturas, onde quanto mais longe a textura está, mais borrada ela irá ficar. Assim, além de dar um efeito que lembra um "anti-aliasing", também diminui o processamento da placa de vídeo, pois estará processando texturas de menor resolução. Mas por outro lado, cada textura aumentará 1/3 de uso da VRAM (memória da placa de vídeo), (não é muita coisa). Isso pode aumentar em grande proporção o desempenho do GTA, especialmente se você usa veículos ou texturas pesadas.
Aqui vocês podem ter um exemplo mais claro da função desse mod:
- Imagem:
Vamos ao que realmente interessa:
1º - Você vai precisar de um programa chamado TxdGen e poderá baixá-lo nesse link:
TxDGen
2º - Após baixar o programa, extraia para a pasta raiz do seu GTA San Andreas.
3º - Abra a pasta "txdgen_in" e ponha aqui todos os arquivos de texturas que você possui no jogo, desde as texturas instaladas no ModLoader às texturas intaladas no gta3.img. Caso suas texturas não usem o ModLoader e estejam instaladas diretamente do gta3.img ou você não use esse tipo de modificação, basta ir até a pasta models do seu GTA, copiar o arquivo "gta3.img" e colar nessa pasta.
- Imagem 2:
4º - Abra o arquivo "txdgen.ini" e configure da seguinte forma:
- Imagem 3:
Após configurar, clique no botão "x" para fechar o arquivo e escolha a opção "salvar alterações".
5º - Abra o arquivo executável "txdgen.exe" e aguarde enquanto o programa faz as alterações em todas as texturas do jogo
6º - Você vai precisar do ModLoader, que pode ser encontrado nesse link: http://mixmods.blogspot.com.br/2015/01/SA-Modloader.html
O tutorial de instalação do ModLoader está em um arquivo de texto dentro do .rar que você irá baixar.
Após baixar e instalar o modloader, vá até a pasta "txdgen_out" e copie todos as pastas/arquivos que estão dentro dessa pasta.
7º - Vá até a pasta raiz do seu GTA e cole todos os arquivos que você copiou da pasta "txdgen_out" para a pasta "modloader" e o mip-mapping já estará aplicado a todas as texturas do jogo.
Informação adicional: Para desinstalar a modificação basta deletar os arquivos que você copiou para a pasta do ModLoader
Por hoje é isso, pessoal! Espero que o meu tutorial tenha sido útil para vocês. Caso encontre algum problema com a instalação ou com os links, sinta-se à vontade para me mandar uma MP aqui no fórum e eu farei o possível para ajudar.
NÃO TEM ERRO...
- SeaL_Sykes➝ Membro do servidor
- Mensagens : 5903
Idade : 11
Registro : 10/07/2013
Re: [Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Qua 27 Jan 2016 - 10:08
boa boa, mas ae, quando chega perto das texturas, elas carregam normal né ? só de longe que fica esse blur ?
- Police_Officer➝ Membro do servidor
- Mensagens : 304
Idade : 22
Registro : 22/10/2015
Re: [Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Qua 27 Jan 2016 - 11:41
5º - Abra o arquivo executável "txdgen.exe" e aguarde enquanto o programa faz as alterações em todas as texturas do jogo
Diz que não foi criado para ser executado no windows ou houve algum erro.
Sabe o que está a acontecendo? Aparece um CMD e uma mensagem de erro.
Diz que não foi criado para ser executado no windows ou houve algum erro.
Sabe o que está a acontecendo? Aparece um CMD e uma mensagem de erro.
Re: [Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Qua 27 Jan 2016 - 14:48
Não, fica de perto tbem ( No meu no caso ficou ate de perto )SeaL_Warkz escreveu:boa boa, mas ae, quando chega perto das texturas, elas carregam normal né ? só de longe que fica esse blur ?
Fez os passos anterior tudo certo ? Tenta me manda uma print do erro por MP que tentarei te ajudar ... Caso ainda da erro vou fazer um mini video pra ajudar vocêsGaBrieL_JuniO escreveu:Diz que não foi criado para ser executado no windows ou houve algum erro.
Sabe o que está a acontecendo? Aparece um CMD e uma mensagem de erro.
- FeesT_Vengeance➝ Membro do servidor
- Mensagens : 501
Idade : 26
Registro : 18/01/2014
Re: [Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Qua 27 Jan 2016 - 16:10
boa boa vlw
- leoSiiN_dillimore➝ Membro do servidor
- Mensagens : 60
Idade : 31
Registro : 18/12/2014
Re: [Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Qua 27 Jan 2016 - 16:53
Simples e Eficaz, lembrando que quem tem Placa Onboard Basica, nem tente, vai bugar o Bagulho todo.
Pardal you are my love, my princess
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- Nichollas_WanteD➝ Membro do servidor
- Mensagens : 595
Idade : 27
Registro : 26/02/2013
Re: [Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Qua 27 Jan 2016 - 17:05
belo tutorial!
- ConvidadoConvidado
Re: [Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Qua 27 Jan 2016 - 18:36
Boa, Pardal_Staff.
- ConvidadoConvidado
Re: [Tutorial] Ganhando desempenho com mip-mapping
postado em Sex 29 Jan 2016 - 14:10
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